Resenhando ‘Destino’ por Ally Condie

16 abr

‘Destino’ era para mim o lançamento mais esperado do ano. Há tempos via ótimas resenhas sobre ele em blogs, mas acabei resistindo à vontade de comprar em inglês (Matched) porque eu sempre acabo não lendo. Finalmente ‘Destino’, o primeiro volume da Trilogia Matched foi lançado no Brasil pela editora ‘Suma das Letras’, e apesar de eu ter garantido minha cópia na pré-venda, só tive tempo de lê-lo essa semana!


Eu nunca fui muito fã de sci-fi (ficção cientifica), tanto é que abandonei ‘ Feios’ no penúltimo capítulo e até hoje não retomei a leitura xD. Mas com ‘Destino’ foi totalmente diferente. Eu li o livro em 5 horas (divididas num período de dois dias), e se não fosse o cansaço que uma leitura trás ao cérebro teria lido mais rápido.

‘Destino’ conta a vida de uma adolescente chamada Cassia . A estória se passa no futuro, então várias coisas são diferentes da nossa realidade. Lá não existe um governo, império, reinado ou qualquer coisa do tipo, é uma Sociedade que cuida para que tudo dê certo na vida das pessoas. A Sociedade decide o que eles comem, com quem e quando eles casam, com quantos anos têm filhos, onde moram, onde e com o que trabalham, quando estudam, quando têm tempo livre, enfim. Tudo é decidido por meio de estatísticas e estudos sobre cada pessoa. As comidas por exemplo não podem ser divididas pois cada pessoa recebe em sua casa, todo dia no mesmo horário, a quantidade e os nutrientes exatos para que seja totalmente saudável. As doenças foram eliminadas e a violência também, ninguém mais morre por conta dessas coisas. Cada um tem uma habilidade em que se destaca, e é exatamente com isso que vai trabalhar, numa posição que a Sociedade vai escolher. Todos morrem com a mesma idade, no dia de seu aniversário para que não vivam de mais ou de menos. Tudo é planejado para que seja perfeito, saudável e sem erros, até que um erro acontece com Cassia.

Depois de descobrir quem seria seu par para o resto da vida, Cassia resolve ver o cartão que contém as informações de seu par um dia à noite, só que o rosto de outra pessoa aparece, e ela acaba ficando confusa. A Sociedade cometeu um erro e mexeu com a cabeça de Cassia. A menina que aceitava tudo que a Sociedade fazia de boca fechada, acreditando que era o melhor para ela, começa a pensar por si mesma, e acreditar que talvez, aquelas coisas não sejam o melhor para ela.

O livro me fez refletir muito, pois mostra o mundo de uma maneira que poderia facilmente ser daqui umas gerações. Faz uma comparação que nos faz perceber que um sistema controlado é bom, mas precisa haver liberdade. Alguém que te ajude a fazer escolhas é agradável, mas você precisa ser livre para fazer as suas PRÓPRIAS escolhas também. Sugiro que junto com a leitura, você faça uma reflexão, comparando sua vida com a de Cassia. Ela sente-se rebelde e realizada ao fazer coisas que para nós são mais do que naturais. Cheguei a ter dó dela em certos momentos.

A autora soube exatamente como escrever esse livro. Criou um mundo complexo e fácil de entender ao mesmo tempo. Ally Condie tem uma escrita praticamente poética, que faz a leitura fluir muito facilmente. O modo como ela escreve esse livro é leve, sem maldade, e isso me fez sentir uma calma muito gostosa enquanto lia-o.

Achei muito interessante o lance dos comprimidinhos que o pessoal carrega. Tem uma verde um azul e um vermelho, mas vocês só vão descobrir para que eles servem quando lerem o livro :) .

O livro é dez, a autora está de parabéns pela imaginação e escrita dela, e a Editora Suma Das Letras está de parabéns pela edição, tradução, enfim, por todo o trabalho com o livro. Eu simplesmente me apaixonei por essa capa, linda, maravilhosa, perfeita *-*.

Realmente espero que vocês gostem desse livro tanto quanto eu gostei, e aproveitem essa leitura tanto quando eu aproveitei. 

Não deixe de comentar nos posts!! E se você ainda não é um assinante, cadastre seu e-mail no espaço ‘E-mail Subscription’ na barra de ferramentas ao lado >> é totalmente gratuito, assim você vai receber todas as atualizações do blog no seu e-mail.


4 Respostas to “Resenhando ‘Destino’ por Ally Condie”

  1. Li Um Livro 16 de abril de 2011 às 7:29 pm #

    Poxa, só o meu livro que ainda não chegou. =/
    Isso que eu comprei na pré-venda. =X
    Espero que essa semana eu já consiga ler. =)
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    • gihdiamonds 17 de abril de 2011 às 11:48 am #

      Nossaaa, não chegou ainda?? Por onde vc comprou? tenta contatar a loja pke já está em todas as livrarias neh!
      Mas tenho certeza que vc vai conseguir ler loguinho!! Espero que vc aproveite!
      Beigadinha :)

      ;**

  2. 16 de abril de 2011 às 2:56 pm #

    Estou morrendo para ler esse livro! Pena que na minha lista tem mais coisas na frente, mas eu prometo que num momento eu chego nele!
    Ah Gih, pq vc falou das pílulas? Agora eu quero saber pra que elas servem!!!!!!!!!!!! :(
    Adorei sua resenha, mais um ponto positivo para o livro, o que me deixa com ainda mais vontade de lê-lo!

    xx

    Only The Strong Survive

    • gihdiamonds 17 de abril de 2011 às 11:49 am #

      Aii, essa nossa fila é uma coisa neh! uhashas
      Ahhhh, eu falei das pílulas pra vcs ficarem curiosos mesmo!!
      Muito obigada viu!! Espero que vc goste do livro
      ;**

Deixe um comentário

